Sejam Bem-vindos!     Telefones: (62) 3624-4669

Image Alt

  /  Ajuda   /  QUEM É ESSE HOMEM?

QUEM É ESSE HOMEM?

Por Apóstola Noeme Torres

Quando um casal se une em casamento, leva consigo tantos projetos e sonhos e tudo parece estar a seu favor. Com o tempo percebe-se que o relacionamento conjugal não é fácil e que as características de um dos dois, nem sempre reflete de forma positiva no outro, e o casal começa, logo cedo, a perceber o quanto é complexa a vida a dois. Quero sugerir aqui princípios que podem ajudar um casal a progredir no amor e na vida a dois, mas hoje quero dar algumas dicas para as mulheres, mas os homens podem ficar tranquilos que vai chegar a hora deles também. Vamos lá:


Quem é esse homem com quem você está pensando em se casar? – O homem deve ser o guia da família, aquele que lidera, que sabe para onde está indo e onde pretende chegar. O homem precisa ter em vista a sua missão e, antes mesmo de casar, deve conversar com sua futura esposa a respeito de onde quer chegar, se terão filhos, o que deverão construir no decorrer dos anos, etc. Tenho visto casais se separando porque a mulher não concorda com os projetos do esposo – se isso fosse conversado antes, não daria problema. Também vejo muitas mulheres acabando com sua própria saúde, enfrentando duas ou três jornadas diárias de trabalho para sustentar a família, enquanto o homem espera passivamente a ação da esposa.


Mesmo sabendo que muitas coisas têm mudado através dos tempos e dos novos costumes que vão chegando, podemos avaliar algumas características masculinas que trazem segurança para a mulher. As características seguintes foram inspiradas e adaptadas do artigo da internet (10 Sinais que indicam o Macho Alfa).


Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes (1 Co 16:13). 


1. Quem paga a conta? – Quando vocês saem para jantar, quem paga a conta? Se ele aceitar dividir em partes iguais ou aceitar que a mulher pague tudo, saiba que sempre será assim, ele dificilmente estará assumindo os compromissos financeiros da família. Ainda, nos nossos dias, é normal que o homem tenha “orgulho” em ser o provedor, mesmo sabendo que sua esposa ganhe muito bem.


2. Ele pede desculpas? – Um homem de verdade reconhece seu erro e pede desculpas. Se ele nunca pede desculpas, ou nunca reconhece seu erro, é sinal de que é inseguro e se sente ameaçado com sua presença ou até mesmo mal educado.  Veja ainda se ele agradece quando você lhe presta algum favor. Ser agradecido é virtude indispensável.


3. Cuidado com o bajulador – Observe se ele está sempre bajulando o seu chefe no trabalho, ou o seu pastor, ou o seu líder. Caso você perceba essa característica nele, infelizmente isso revela o quanto ele é fraco, pois o homem que é forte e firme, não vive bajulando pessoas. O bajulador não é confiável.


4. Fofoqueiro – Cuidado com os homens que gostam de “fazer fofoca”; eles são fracos e inseguros e não são de confiança. Corra dos fofoqueiros. Da mesma forma que ele faz com os outros, ele irá expor todas as situações que vocês passarem no futuro e também você terá dificuldade em acreditar no que ele fala.


5. Age no impulso? – O homem dentro dos parâmetros bíblicos de ser homem, não demora para agir, toma as atitudes que devem ser tomadas o mais rápido possível, mas não age sem pensar. Ele pensa, pondera na melhor forma de resolver e toma a decisão que acha mais assertiva.


6. Diante das crises –  O homem macho, não “surta” por qualquer coisa – isso é uma característica pouco masculina. Ele age firmemente, com base em suas experiências e não se desespera diante das crises. Ele sente, mas a forma de reagir é uma forma característica de sua masculinidade.


7. Assume – O homem não nega a sua culpa e chama a responsabilidade para si diante de seus atos. Ele assume: “Eu errei e vou pedir perdão pelo meu erro”. Ele não foge e nem se esconde até que todos esqueçam, pelo contrário, ele enfrenta, pois ele sabe que foi feito homem e não deve fugir de sua responsabilidade. Faz parte de sua honra assumir seus erros.


8. As pequenas mentiras – O homem macho não mente, não tenta enganar os outros. Ele é objetivo e não sai discretamente das confusões em que se envolveu. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador (Cl 3:9-10).


9. É fiel – O homem macho não trai. Ele tem um caráter firme e sua família confia nele. Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida integra me servirá (Sl 101:6).


10. Como se comporta nas discussões – Ele entra na luta ou discussão, se necessário, mas caso os outros sejam mais fortes que ele e ele percebe que irá ser derrotado, não vacila em desistir, pois sabe que não pode brigar com quem é maior ou mais forte do que ele. Seria insensatez.


Depois de todas essas dicas, vem a principal: Veja se ele é um homem de Deus, pois se casar com um homem que não ama a Deus, esse é o passo mais errado que uma mulher pode dar.

Postar Comentário