Sejam Bem-vindos!     Telefones: (62) 3624-4669

Image Alt

  /  Ajuda   /  SAÚDE E CRESCIMENTO

SAÚDE E CRESCIMENTO

Por Apóstolo Sinomar Silveira

E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom (Gênesis 1:11-12).

 

Tudo o que tem vida em nosso Planeta se multiplica. Se um ser vivo não se multiplica é porque está doente. Toda árvore saudável produz muito fruto. Quem não ama ver uma jabuticabeira repleta de jabuticabas, cobrindo todos os seus galhos de lindos frutos? Isso significa que a árvore está saudável.

 

Qualquer planta, para ficar sadia, precisa de três coisas: do sol, de águas e de nutrientes. Assim ficará revitalizada. Desde a semente, mesmo sendo uma semente de qualidade, vai precisar de terra boa e produtiva; terra adubada e bem cuidada – é assim que a terra vai produzir resultados surpreendentes.

 

A saúde é vital em cada setor da vida. A saúde do corpo é essencial. Há um ditado inglês que diz: O deitar e o levantar cedo tornam o homem são, rico e sábio.

 

“O corpo humano é forte se as células que o constituem forem saudáveis. O Apóstolo Paulo usa o corpo humano como uma figura da igreja, uma metáfora que ilustra perfeitamente o funcionamento saudável da igreja – o corpo de Cristo.

 

Veja, por exemplo, Efésios 4:16 que diz:
Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo, naquele que é o cabeça, Cristo. Dele todo corpo, ajustado e unido, pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função (NVI).

 

Veja que o crescimento do corpo vem através do exercitar esse corpo em conjunto, ajustando-o perfeitamente pelas células.

 

O crescimento não pode vir por fermentação, como acontecia com os fariseus, que impressionavam pela aparência, mas não havia essência e nem solidez, como declarou Jesus em Lucas 12:1: Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Mas o que é hipocrisia? Acho que hipocrisia é ocultar com arte e dissimulação um vício sob a aparência de virtude. Na visão de Jesus os hipócritas são aqueles que tudo fazem com palavras, mas na realidade nada fazem. Os fariseus são especialistas na arte da embromação. Gostam de falar, de aparecer, de serem elogiados, mas não produzem resultados consistentes. O Pe. Manuel Bernardes define hipocrisia assim:

 

O hipócrita é um santo pintado; tem as mãos postas, mas não ora; O livro nas mãos, mas não o lê; é uma árvore florida, linda, mas não consolida nenhum fruto de verdade.

 

Todos os hipócritas são cireneus – levam a cruz por um tempo, mas não morrem nela. Então, frutos permanentes e verdadeiros, são o resultado de vidas saudáveis, bem cuidadas, bem adubadas e estabelecidas em boa terra.

 

Resumindo tudo: Precisamos procurar a saúde do corpo e nunca o seu crescimento. O crescimento vem naturalmente pela multiplicação das células. Hoje, em busca de um crescimento exacerbado, milhares de igrejas locais se esquecem da saúde espiritual de seus membros, e acabam atraindo uma multidão de pessoas sem vida de Deus, sem o novo nascimento, sem compromisso e, consequentemente, infrutíferos.

 

Então, o sonho da multiplicação bíblica não pode ser apenas um sonho. Precisamos acordar e praticar os princípios dados por Jesus para que finalmente a igreja seja aquela noiva santa, pura pelo lavar da água, mediante a palavra, gloriosa, sem mancha, nem ruga e inculpável (Ef 5:26-27).

 

Vamos à luta…

(extraído do Livro: SISTEMA MLP para a multiplicação de discípulos – Sinomar F. Silveira)

 

Postar Comentário