LUGAR DE MULHER
Por Apa. Noeme Torres
A sabedoria e o temor ao Senhor não são meras qualidades, mas um modo excelente de vida, como podemos ver em Provérbios capítulo 31 versículos 10-31, texto que considero o ápice do livro.
As bíblias de Estudos são unânimes em afirmar que a maior parte da coletânea de Provérbios foi compilada no século X a.C. e assumiu sua forma final entre 729 e 686 a.C.Essa época ficou conhecida como “Arcaica”, e o seu estilo literário era o poema; tanto para ser cantado como para ser falado. Alguns comentaristas bíblicos concordam que este poema não foi escrito por Salomão mas, sim, por algum sábio da época e foi inserido no livro. O poema da Mulher Virtuosa, portanto, tem autoria desconhecida
Trazendo o teor do poema para os dias atuais, talvez a comparação fosse diferente, e citaria o conhecimento digital, além de outros conhecimentos novos, já que temos mulheres envolvidas em todas as profissões.
Os anos passam, a cultura muda e cada vez mais nos tornamos mulheres contemporâneas, entendendo que “lugar de mulher é onde ela quiser estar”. A mulher vem conquistando mais espaços, vencendo preconceitos e alcançando sucessos em todas as áreas, inclusive na área tecnológica. Quero aproveitar para citar algumas que me chamaram a atenção:
Grace Hopper – Foi a criadora da linguagem COBOL – uma linguagem de programação para os bancos de dados comerciais.
Frances Allen – Ajudou na transposição de computadores gigantes para os computadores domésticos.
Katherine Johnson – Graças a essa mulher negra, física, cientista espacial e matemática, o homem voltou do espaço para a terra depois de sua visita à lua.
A mulher tem o dom de fazer diferença, de criar e deixar com que tudo funcione de maneira simples. Como todo o livro de Provérbios, o texto acima citado é mais do que um conjunto de ensinamentos morais da vida de uma mulher correta. O poema nos mostra uma mulher de fé, cuja sabedoria dada por Deus tem-na levado a lugares altos onde até, há alguns anos, eram inimagináveis – tanto na vida natural quanto na vida eclesiástica. São degraus que lentamente temos conquistado com muita humildade e temor. Espaços novos, alcançados com fé, oração e coragem.
Observe o versículo 15; “Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos da casa, e dá tarefa às suas servas”. Essa é uma metáfora inspirada na leoa que sai em busca de sua presa antes de clarear o dia, para que seus filhos sejam supridos.
Estamos falando daquele tipo de mulher que não fica deitada na cama até tarde esperando que a natureza tome conta. Em vez disso, ela, com fé, multiplica a sua eficácia. Falamos daquela mulher que sabe que “seu lugar é também aquele onde ela precisa estar”.