A Reforma Protestante

Por Ap. Sinomar Silveira

A Reforma Protestante foi um movimento religioso reformador, na Europa, que fragmentou a igreja cristã ocidental (Igreja Católica Romana). A igreja cristã oridental (igrejas Ortodoxas Orientais) já tinha se separado em 1054. Podemos dizer que a Reforma começou, em sua forma preliminar, com Wycliffe, no século XIV. João Huss foi outra figura espiritual que lançou o alicerce sobre o qual a reforma veio a ser edificada. Mas a Reforma propriamente dita começou quando Lutero postou suas Noventa e Cinco teses à entrada da Catedral, as quais se tornaram o início de uma acalorada controvérsia. Isso aconteceu em 1517. O trabalho inicial de Lutero teve continuidade graças aos esforços de Melanchthon, Zwinglio, Calvino e João Knox.

É evidente que a Igreja Católica Romana também iniciou o seu programa chamado “Contra Reforma” para se contrapor aos ensinos de Lutero.

O movimento religioso e os grupos que fizeram oposição à igreja Católica Romana foram chamados de Protestantes. Esse movimento criou um cisma na Igreja Católica, no século XVI. O protestantismo foi, então, uma designação outorgada àqueles que repeliram a autoridade papal. Daí foram surgindo as igrejas independentes de Roma, principalmente na Alemanha, a partir de 1529. Essas igrejas iam se formando por todos aqueles que apoiavam as ideias de Lutero. O seu principal protesto foi contra a doutrina geral católica romana sobre a venda das indulgências e salvação fora de Cristo.

Os quatro postulados mais marcantes apresentados por Lutero foram:

1.    Só Jesus Cristo salva e só Ele é credenciado para fazê-lo;

2.    As Escrituras Sagradas são a única regra de fé para a humanidade;

3.    A salvação se processa pela graça divina mediante a fé do indivíduo;

4.    Toda glória só é devida a Deus “solideogloria” – confira Romanos 11:36


– Essas declarações, e outras afins, são hoje o alicerce da correta interpretação das Escrituras, bem como a firme fundamentação da fé, tanto para a salvação quanto para a vida cristã.

– O protestantismo migrou para as Américas com os primeiros colonizadores, e durante o século XIX o movimento missionário protestante espalhou suas doutrinas, defendidas por várias igrejas protestantes, que hoje estão, também no mundo inteiro, principalmente na Ásia oriental e na África, mas é no Brasil que a igreja protestante se agigantou e nos próximos 10 anos deverá ser a maioria absoluta nessa nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights