CRISTIANISMO E RELIGIÃO
Por Ap. Sinomar Silveira
Muitos perguntam: cristianismo e religião são a mesma coisa? Não, não são. São coisas completamente opostas.
O cristianismo é Cristo. É Deus na forma humana procurando salvar a humanidade através da graça – a graça de Deus.
A religião é um esforço humano que procura a salvação através de méritos humanos. O cristianismo promana de Deus, a religião é produzida por homens.
No cristianismo a salvação é pelos méritos de Cristo. Com seu sangue ele comprou para Deus um povo na terra. A salvação é para todo aquele que crê na sua obra redentora. Ali na cruz ele perdoou toda a humanidade e abriu, pela sua ressurreição, um novo caminho para o céu.
A religião é feita de normas e regras humanas que são impostas ás pessoas para que mereçam o favor de Deus.
A religião é fria, desamorosa e mecânica. A religião de certas pessoas é semelhante ao carrossel: não conduz a nenhum lugar.
Todo dia é a mesma coisa, a mesma cena, o mesmo lugar, as mesmas imagens e só. Para muitos a religião é como uma aspirina: Só é utilizada para aliviar certas dores.
O verdadeiro cristianismo não é um colar de “coisas negativas”: Não toque naquilo, não faça isso, etc. O cristianismo não é como uma tesoura podadora – é obra do Espirito Santo. É alegria, paz e justiça. É um projeto divino que transforma vidas, preparando-as para o reino vindouro. O cristianismo corretamente entendido é a ciência do amor, da fé e da esperança.
A religião oprime, o cristianismo liberta.
O cristianismo não é uma coletânea de ritos e regras, mas uma entronização do próprio Cristo no coração de uma pessoa. O cristianismo não é uma religião, é uma relação.
O verdadeiro cristianismo é aquele onde Deus aparece buscando o perdido, e não o de homens buscando cegamente um deus perdido, sem identidade e sem endereço.
Cristianismo é Cristo e ponto final.